O Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade (IB-S) situado no campus de Azurém Universidade do Minho, em Guimarães, é um projecto do arquitecto Cláudio Vilarinho e que vem romper com a arquitectura tradicional. Arrojado e surpreendente é como podemos caracterizar o novo edifício que tem ainda a particularidade de ser eficiente energicamente, ou não fosse um instituto voltado para as ciências dos materiais, produção e gestão de energia, domótica, conservação e reabilitação do ambiente construído.

o IB-S pretende contribuir para a criação de spin-offs, assim como para a promoção de formação pós-graduada e difusão do conhecimento em conjunto com empresas, autarquias, associações empresariais e civis e unidades de I&D do Sistema Tecnológico e Científico Nacional.

Um projecto que resulta de uma parceria entre dois centros de investigação da Universidade do Minho - o Centro de Biologia Molecular e Ambiental e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia.

Cláudio Vilarinho utiliza neste projecto os nanotubos de titânio que os investigadores do instituto também utilizam nas suas pesquisas. "Associado com descobertas recentes, os nanotubos de titânio tem, entre outros, as capacidades de reutilização e de produção barata, tornando-se, desta forma, uma inspiração para uma arquitectura que procura a a sustentabilidade como um ideal ", explica o arquitecto.

Um projecto que mereceu um artigo na Designboom e que poderá ver em: http://www.designboom.com/architecture/claudio-vilarinho-mint-green-minho-university-building-asymmetric-openings-guimaraes-portugal-10-28-2016/

Fonte: Diário Imobiliário
Fotografias: João Morgado