Tem disparado a procura de quartos para arrendar, com o distrito de Braga entre os mais caros para se ocupar um quarto numa residência partilhada. A média no distrito é de 196 euros mensais, a quarta mais elevada do país, mas encontra-se abaixo da média nacional (244 euros).

Em primeiro lugar mantém-se o distrito de Lisboa, onde a média mensal para o aluguer de um quarto se situa nos 323 euros. Segue-se Porto (261 euros) e Setúbal (244 euros).

Segundo um estudo avançado pelo portal de anúncios imobiliários “Idealista”, a média de idades destes arrendatários de quarto é de pouco mais de trinta anos, e geralmente alugam quartos em habitações situadas no centro das grandes cidades.

Segundo o mesmo site, o perfil do arrendatário de um quarto em Braga é de 33 anos, não fumador, embora seja tolerante com quem fuma, e não tem animais de estimação.

Segundo os indicadores publicados, em relação a agosto de 2017, o preço das rendas subiu 6,7% a nível nacional.

Já os distritos mais económicos para arrendar um quarto são, por esta ordem, Santarém (169 euros por mês), Leiria (180 euros) e Coimbra (190 euros).

Por género, em 79% das casas convivem ambos os sexos, sendo que em 15,8% dos imóveis vivem apenas mulheres e em 5,1% só homens.

O estudo permite ainda concluir que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens recém-licenciados e que começaram a trabalhar recentemente.

Fonte: Semanário V | Escrito por: Redação | Em 21 Agosto 2018 - 16:55