A Universidade do Minho vai construir duas novas residências universitárias em Braga. A instituição pretende remodelar os edifícios da antiga Escola Secundária D. Luís de Castro e do antigo Centro de Recrutamento Militar. Os novos dormitórios vão localizar-se nas freguesias de Tenões/Nogueira e São Victor, respetivamente.

A confirmação foi dada pelo reitor, Rui Vieira de Castro, na reunião do Conselho Geral que ocorreu esta segunda-feira na Reitoria da Universidade do Minho. Segundo a RUM, os projetos que devem ser concluídos até 2021 constam no Plano de Atividades da Universidade do Minho para 2019.

Deste modo, a instituição procura atenuar a falta de oferta de residência para os alunos, que se têm vindo a queixar dos preços exorbitantes pedidos pelo arrendamento de quartos e habitações particulares. Os edifícios referidos ganham também uma nova finalidade. As juntas de freguesia de Tenões/Nogueira e São Victor há muito procuravam uma solução para estes imóveis.

Em setembro deste ano, o estudo “Alojamento Universitário” (disponível para consulta na página da Place Me) apresentou as limitações dos estudantes da Universidade do Minho na hora de procurarem uma casa ou um quarto em Braga e Guimarães.

FONTE: notícia em http://www.comumonline.com por: Diogo Sousa | Foto: Paulo Jorge Magalhães / Global