No âmbito deste novo confinamento, a Ordem dos Psicólogos Portugueses criou um documento com diversas ferramentas que podem ser úteis para lidarmos da melhor forma possível com a realidade atual. Aqui ficam algumas "Ferramentas de Autocuidado e Bem-Estar":



**Escolha alimentos saudáveis. Quando estamos tristes ou ansiosos podemos ter a tentação de utilizar a comida e as bebidas para nos “confortarmos”. Sempre que possível, faça uma alimentação saudável e consuma álcool apenas de forma esporádica e em pequenas quanti-dades de baixo risco.



**Faça exercício físico. A actividade física melhora o nosso humor e a nossa saúde. Encontre exercícios que possa fazer facilmente – subir umas escadas ou uma aula de ginástica online. Mantenha, tanto quan-to possível, o exercício que já fazia ou se está a iniciar comece por fazer apenas 10 minutos e depois vá tentando aumentar progressivamente o tempo de exercício. Se possível, e respeitando as recomendações de protecção, faça uma caminhada ao ar livre.



**Escolha actividades diversificadas e que lhe dêem prazer. Crie uma lista com essas actividades, fixe-a num local visível em casa e reserve um período do seu dia, todos os dias, para se dedicar exclusivamente ao que mais gosta. Se na sua lista, algumas das actividades que lhe dão mais prazer são realizadas no exterior, reinvente, seja criativo. Por exemplo, crie o seu ginásio em casa ou faça almoços e jantares virtu-ais com os seus amigos.



**Mantenha bons hábitos de sono. O sono é uma grande influência no nosso equilíbrio emocional. Se puder, durma mais um pouco: quando passamos por situações exigentes, como esta, uns minutos extra de sono podem ajudar a reduzir a ansiedade. Crie e cumpra o hábito de se deitar e levantar à mesma hora; reduza o consumo de estimulantes à noite, como café ou outras bebidas com cafeína, assim como a ingestão de uma grande quantidade de líquidos; evite usar o com-putador, telemóvel e televisão no quarto e antes de dormir – crie um ambiente calmo, sem estímulos e fontes de informação. Se ti-ver dificuldades em adormecer, evite “andar às voltas na cama”, le-vante-se e faça uma actividade calma e tranquila.



**Doseie a consulta de informação sobre a pandemia. Demasiada informação não é sinónimo de informação útil. Consulte apenas fontes de informação credíveis e actualizadas, apenas uma a duas vezes por dia. Pesquisar sistematicamente sobre este tema, pode aumentar a ansiedade e o medo. Pondere a possibilidade de desligar as notificações e as redes sociais em determinados mo-mentos do seu dia. Descarte e ajude outros a descartar notícias falsas e boatos que podem alimentar o medo exagerado e promov-er comportamentos de risco.



**Cultive práticas de relaxamento e tranquilidade. Verificar con-stantemente as notícias e as redes sociais pode aumentar a an-siedade, é preferível focar-se em práticas que produzam emoções positivas – como conversar, pintar, ler, ouvir música, jogar um jogo. Faça uma tarefa de cada vez, com calma. Encontre um tempo só para si, de silêncio (para contemplar, meditar, rezar, por exemplo). Pense nas actividades que o relaxam: tomar banho? Beber um chá? Ouvir música? E faça-as.



**Encontre e agradeça coisas positivas. Sozinho ou com a sua família, tire alguns minutos para pensar em coisas boas que lhe aconteceram, que sentiu ou experienciou e pelas quais se sente agradecido.



**Desenvolva a sua resiliência. A resiliência é a capacidade que nos permite lidar com os nossos problemas e superá-los, a- daptarmo-nos a mudanças e transformarmos experiências negativas na nossa vida.



Encontre mais ferramentas em: https://bit.ly/366HXRP

Texto e imagem de: Ordem dos Psicólogos Portugueses (https://bit.ly/366HXRP) em 23/01/2021