Já começou uma das mais prestigiadas competições desportivas de todo o planeta. O Campeonato Europeu de Futebol junta os melhores emblemas e jogadores do velho continente numa constelação de astros que promete fazer as delícias dos adeptos de futebol.

De futebol e não só. Todos sabemos que em jogos de seleções até o mais desinteressado adepto se transforma num verdadeiro especialista em futebol e defende as cores do seu país com unhas e dentes.

Até porque nem só de futebol vive o Euro. As bebidas frescas e os petiscos. As superstições e rituais. A família e os amigos lá em casa reunidos em frente ao ecrã. As rivalidades clubísticas ficam para segundo plano e gritamos a uma só voz pela seleção de todos nós.

As emoções estão à flor da pele. É falta! E o cartão senhor árbitro? Oh deixa lá. Mas deixa lá porquê? Porque é GOOOOOOOOOOOOOLO! É golo. É golo de Portugal!

É a loucura geral. Cachecóis pelo ar. Bebidas pelo ar. Batatas pelo ar. Tudo a voar! Mas há um senão. Tudo o que sobe acaba por descer. Pois é, esta altura torna-se particularmente penalizadora para os sofás. Manchas, nódoas, cheiros esquisitos… Enfim, tudo pode acontecer. Muita coisa vai acontecer. E o melhor é estar preparado. Veja abaixo algumas dicas para remover manchas e cheiros do sofá da sua moradia ou apartamento.

Dicas para limpar manchas de sofás

O primeiro passo na hora de limpar manchas de um sofá é identificar o tecido de que é feito. Importa recordar que a etiqueta colada ao sofá o pode ajudar e orientar neste processo, para não correr o risco de estragar ou manchar.

Deixamos-lhe algumas dicas importantes para salvar o seu sofá da sujidade e preservá-lo nas melhores condições:


  • Na limpeza de sofás de tecido, nunca utilizar produtos com cloro, detergente em pó ou lixívia




  • Para tirar maus odores do sofá, a solução é polvilhar bicarbonato de sódio e deixar atuar durante a noite. Na manhã seguinte, deve ser removido com a ajuda do aspirador




  • O aspirador de pó é indicado para qualquer tipo de sofá, especialmente para aqueles que necessitam de lavagem a seco, para remover a poeira e a sujidade do dia-a-dia




  • Limpar com água. A água (à temperatura normal) com detergente neutro é indicada para manhas em sofás de couro e até de napa. O pano deve estar levemente húmido e, neste caso, não deve utilizar esponjas nem escovas




  • Vinagre com água morna é uma boa opção para remover manchas em sofás de veludo e tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com 1/4 de vinagre. Pode usar uma esponja macia para ajudar e aplicar no tecido em movimentos circulares. Com um pano seco, remova o excesso de humidade do tecido e diga adues à mancha