Na hora de comprar casa, o financiamento é uma das grandes cartas em cima da mesa. Tanto nas redes sociais digitais como nas tradicionais (cafés e cabeleireiros), continua a circular a ideia de que é possível obter a totalidade do montante necessário para a aquisição de um imóvel através da realização de um crédito à habitação. Assim, fácil.

Mas será mesmo assim? Será que é possível obter financiamento a 100% no crédito à habitação?

Para pôr o assunto em pratos limpos, estivemos à conversa com o especialista e parceiro Place Me em mediação de crédito, Sérgio Araújo. O responsável pela DS Intermediários de Crédito Braga Centro recebeu-nos num escritório acolhedor e muito bem localizado, nas imediações do emblemático e renovado Mercado Municipal de Braga.

Sérgio Araújo não esconde que ainda há alguma falta de informação na população em geral sobre o crédito à habitação, mas nota que o cenário tem vindo a melhorar. No entanto, convém também notar que é exatamente esse o seu papel, esclarecer e aconselhar os clientes para que possam encontrar a solução mais vantajosa.

Um acompanhamento próximo e atento durante todo o processo que está ao dispor de todos os clientes Place Me sem qualquer custo adicional. Sim, leu bem, é totalmente gratuito.

Fases do processo de crédito à habitação

O processo de financiamento para um crédito à habitação envolve 3 etapas, como refere o responsável pela DS Braga Centro. A análise de risco, a avaliação e a formalização. Passando de seguida a explicar de forma breve em que consiste cada etapa de um processo que, habitualmente, se estende por cerca de um mês.

A primeira etapa é a análise de risco, em que o banco pondera a viabilidade da proposta de crédito. Desde já se torna indispensável o mediador. Se for diretamente a um banco, terá uma proposta comercial. Com o parceiro Place Me beneficia de um aconselhamento especializado e isento, em que pode analisar as opções de diferentes entidades bancárias, pesar os prós e os contras e escolher a opção que for mais vantajosa para si. Poupa tempo e dinheiro.

Segue-se a segunda fase, a avaliação do imóvel. É no seguimento desta avaliação que o banco determina o valor máximo que está disposto a financiar e quais as condições do empréstimo. No entanto, o montante máximo é regulado pelo Banco de Portugal, que proíbe um financiamento superior a 90%.

Se tudo correr como esperado, o banco emite as cartas finais. Após um período de reflexão de sete dias, obrigatório por lei, o cliente está em condições de marcar a escritura e formalizar o processo.

Conclusão

Assim, conclui-se que o máximo financiamento que o adquirente pode beneficiar é de 90%, mas este valor até poderá ser inferior. “O banco financia 90% do valor da escritura ou 85% do valor da avaliação, o menor dos dois. E há até alguns bancos que se ficam pelos 80%”, remata Sérgio Araújo.

Polígrafo Place Me: Falso. Não é possível o financiamento a 100% no crédito à habitação. Há apenas uma exceção, no regime para pessoas portadoras de deficiência.