Com o inverno a aproximar-se a passos largos e os preços da energia a subir, torna-se cada vez mais importante escolher opções eficientes, que permitem poupar a carteira e o ambiente.



Escolher iluminação LED e ter em atenção a nova tabela de classes energéticas podem significar uma poupança significativa no consumo de eletricidade, como nos explica a FoxLED, especialista no setor da iluminação. Veja abaixo quanto pode poupar.



A nova escala de rótulos eficiência energética, que permite ao consumidor ter informações sobre o consumo energético, está mais simples e, em simultâneo, mais completa.



Uma das novidades do novo rótulo é o regresso à classificação mais simples com uma escala de 7 classes de eficiência energética que vão do verde ao vermelho, sendo o A (a melhor) e a G (a pior). Assim, classes adicionais como a "A++++" deixam de existir, evitando confusões no momento da compra.



Mais novidades



Mas há mais novidades. Agora também será possível ter acesso a informações adicionais sobre o produto através de um código QR que poderá ser lido facilmente ao apontar a câmara do smartphone. Já o rótulo das fontes luminosas além de mostrar o nome ou a marca do fabricante, destaca ainda o consumo de energia em kWh, durante 1000 horas de utilização, e a classe de eficiência energética do modelo.



Até ao momento, não existem lâmpadas no mercado em classes superiores à "D", segundo a Estratégia nacional de educação ambiental (Enea). Isto significa que as classes energéticas A, B e C só serão aplicadas a modelos mais eficientes que entrarão no mercado no futuro.



Quanto pode poupar



Ainda assim, escolher a lâmpada atualmente mais eficiente será útil para poupar o ambiente e na fatura de eletricidade ao fim do mês. A lâmpada LED lidera o pódio da lista das lâmpadas mais eficientes feita pela Selectra, com um consumo de energia de 35 Kwh/ano e um custo médio de apenas 5 euros por ano. No rótulo poderá encontrar a classe D ou E, dependendo do desempenho.



Numa casa com pelo menos 10 lâmpadas, "em comparação com as antigas lâmpadas incandescentes, com um custo médio na fatura de 350 euros por ano, a substituição, por exemplo, por um conjunto de lâmpadas LED (50 euros por ano) é mais evidente, permitindo poupar até 300 euros por ano", conclui a Selectra.



Fonte: Jornal de Negócios