Reza a lenda que em Portugal se gasta mais eletricidade para manter uma temperatura confortável nas habitações do que noutros países europeus, devido ao tipo de acabamentos utilizados na construção.



Será mesmo assim? Os acabamentos podem influenciar significativamente o valor da fatura da eletricidade? Quais as melhores opções? O Engenheiro Carlos Pereira explica tudo ao pormenor.



De facto, os acabamentos são determinantes para manter a temperatura da casa menos dependentes das condições atmosféricas e, por consequência, menos dependentes dos aparelhos elétricos (ar condicionado, aquecedor, ventoinha...).

Más notícias para a EDP, já que um imóvel com bons acabamentos tem um melhor desempenho térmico e acústico, o que se reflete num impacto positivo na conta da eletricidade.



Mas o que procurar ao certo na compra de um imóvel para garantir uma casa mais confortável sem aumentar fatura da eletricidade?



Este impacto positivo na temperatura da habitação e, consequentemente, na fatura da eletricidade poder ser obtido por diferentes meios. No entanto, Engenheiro Carlos Pereira simplifica, destacando três opções que considera fundamentais, não só para quem quer comprar casa, mas para também para quem procura melhorar a qualidade de vida de forma mais sustentável.



Três opções fundamentais para um bom isolamento



- Caixilharia com corte térmico e vidro duplo.

Hoje, uma boa caixilharia confere um excelente desempenho térmico a um imóvel, porque evitamos que o calor e frio se dissipem nas nossas casas. O objetivo é que, cada vez mais, os imóveis sejam estanques em termos de temperatura, mas garantindo a ventilação necessária.



- Isolamento térmico e acústico.

Existem diversos isolamentos térmicos e acústicos no mercado, sendo que na construção mais tradicional o isolamento de eleição tem sido a lã de rocha. Este tipo de isolamento, que pode ser obtido com diferentes densidades, é o que confere uma maior versatilidade em termos térmicos e acústicos.



- Equipamentos de cozinha e climatização.

Neste caso, destacamos a importância de estarmos à eficiência energética dos eletrodomésticos. Aqueles que apresentam um maior desempenho são por norma mais caros, contudo garantem uma maior poupança no longo prazo.



Polígrafo Place Me: Verdadeiro. Os acabamentos influenciam o valor da fatura de eletricidade.