Com uma carreira longa e de sucesso, Ana e Carmo Interiores é uma referência nacional na decoração, com maior expressão na zona de Braga.

Na emblemática Rua do Raio, está localizado o quartel-general de uma marca que alia décadas de experiência no setor com a irreverência da juventude, desde que a jovem arquiteta filha de Carmo Silva se juntou à equipa.



Recém-chegada do maior evento de decoração de Paris e um dos maiores à escala mundial, a Maison Object, a decoradora Carmo Silva falou com a Place Me sobre as principais tendências para este ano.





No final do texto, pode encontrar uma galeria de imagens com exemplos práticos das principais tendências de decoração de interiores para 2022.



Tudo mais natural



Com a sombra da pandemia a desaparecer aos poucos, as atenções voltam-se novamente para as alterações climáticas e a sustentabilidade. Principalmente nas gerações mais jovens.



A consciencialização ambiental começa a influenciar a decoração de interiores de uma geração que procura “ambientes descontraídos e materiais mais naturais”. “É tudo mais ao natural”, reitera Carmo Silva, exemplificando: “As madeiras menos trabalhadas. O regresso em força do linho, do ferro, dos mármores…”.



Mas não são apenas as preocupações ambientais a influenciar as tendências de decoração para 2022. “São também as viagens, o contacto com outras realidades, vivências em ambientes mais relaxados… Opções mais descontraídas e ambientes mais orgânicos, em que acabam por ser os pormenores a dar um toque de classe”, afirmou a responsável pela Ana e Carmo Interiores.



Personalizar é a chave



No entanto, Carmo Silva não esconde que procura ter opções em vários estilos, não só para agradar a diferentes gostos, mas também para desenvolver “um trabalho muito personalizado, ajustado a cada pessoa e a cada espaço”.



Por isso mesmo, na hora de dar algumas dicas para a decoração, atira apenas o conselho de não seguir as tendências ‘cegamente’. “Acho que o melhor conselho é não seguir apenas o catálogo. Não escolher algo só porque se usa e está na moda. Muitas vezes, as tendências aparecem apenas em pequenos apontamentos, garantindo que cada pessoa tem uma decoração com personalidade própria, com a qual se identifique”, concluiu.